Núcleo de Pesquisa Científica (NPC)

O Núcleo de Pesquisa Científica (NPC) da Uniavan visa fomentar a pesquisa acadêmica dentro da instituição. A iniciação científica caracteriza-se pela realização de um projeto de pesquisa, trabalho que contribui para a formação de uma nova mentalidade no acadêmico, fazendo-o se interessar por temas diversos relacionados à sua área de estudos. Dessa forma, ele aprende também a desenvolver conteúdos e a aplicar metodologias científicas. 

São atribuições do NPC:

  • gerenciar as atividades da Editora da Faculdade Avantis por meio da publicação física e digital da produção científica dos alunos e professores de dentro e fora da instituição;
  • junto à Editora da Faculdade Avantis, o NPC também administra e organiza a Revista Científica Sophia, de periodicidade anual, fundamental para a produção científica da Uniavan;
  • o NPC ainda oferece apoio no gerenciamento de todos os trabalhos oriundos do sistema de Bolsas UNIEDU, o que inclui o acompanhamento das etapas dos trabalhos científicos, a orientação dos discentes acerca da metodologia científica, assim como a organização e a avaliação da apresentação dos trabalhos (etapa final, denominada socialização);
  • é, por fim, no NPC, que se encontra o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Uniavan (CEP), órgão institucional encarregado de proteger e garantir o respeito à dignidade dos participantes de pesquisa científica. Significa dizer que todos os projetos que se relacionem direta ou indiretamente à pesquisa envolvendo seres humanos devem passar pela avaliação dos membros do CEP para que possam, quando aprovados, seguir seu curso.
 
André Cláudio de Assunção
Coordenador do NPC e NATEP

O Uniedu é o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina que concede descontos de 25% a 100% para alunos de baixa renda que atendam aos requisitos do edital. Os beneficiados devem prestar horas em projetos sociais ou realizar um projeto de pesquisa.

O NPC atua na modalidade pesquisa da bolsa do Uniedu. Para agendar um horário no núcleo, envie um e-mail para npc@uniavan.edu.br.

  • Artigo 170 Estudo: para primeira graduação, válido para EAD e presencial.

O aluno é contemplado com uma porcentagem (25% até 100% de bolsa), conforme o índice de carência.

Tempo de duração: sempre até o final do ano vigente.

Validação da bolsa: o aluno deverá cumprir 20h em projetos socioeducativos vinculados à instituição, não reprovar em mais de 25% das disciplinas do semestre e realizar a renovação dos documentos via sistema.

  • Artigo 171 Estudo: somente para o presencial e para acadêmicos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral.

O aluno é contemplado com uma porcentagem (25% até 100% de bolsa), conforme o índice de carência.

Tempo de duração: sempre até o final do curso.

Validação da bolsa: não reprovar em mais de 25% das disciplinas do semestre e realizar a renovação dos documentos via sistema.

  • Artigo 171 Pesquisa: somente para o presencial e para acadêmicos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral.

O aluno é contemplado com um salário mínimo do ano anterior.

Tempo de duração: um ano e meio (podendo ser prorrogado).

Validação da bolsa: entrega das etapas de pesquisa dentro do prazo, não reprovar em mais de 25% das disciplinas do semestre e realizar a renovação dos documentos via sistema.

  • Artigo 170 Pesquisa: para a primeira graduação, válido para EAD e presencial.

O aluno é contemplado com um salário mínimo do ano interior.

Tempo de duração: um ano e meio (podendo ser prorrogado).

Validação da bolsa: entrega das etapas de pesquisa dentro do prazo, não reprovar em mais de 25% no semestre e realizar a renovação dos documentos via sistema.

E-mail: uniedu@uniavan.edu.br.

Guia de renovação do Uniedu

Todos os anos, a Uniavan promove a Semana de Iniciação Científica (SIC) com o objetivo de fomentar a pesquisa científica entre os acadêmicos. A instituição disponibiliza com antecedência o formulário para inscrição do evento e permite que todos os alunos submetam suas pesquisas. Os trabalhos selecionados são apresentados por seus autores por meio de apresentação oral. Ao final da SIC, os três melhores trabalhos são premiados; todas as produções científicas são certificadas e compõem os Anais da Semana de Iniciação Científica.

PRESENCIAL

Pular para o conteúdo