Colação de grau

Olá, formando!

Finalmente, você está alcançando o que sempre sonhou: o diploma de graduação.

Para deixar essa fase ainda mais feliz, vamos te ajudar nas questões práticas e burocráticas da colação de grau, fique tranquilo! 

Leia com atenção todas as informações e orientações. Se você ficar com alguma dúvida, basta enviar um e-mail para secretariaacademica@uniavan.edu.br.

Edital 13/2023/REITORIA – Critérios para o requerimento de Colação de Grau:  download  –   visualizar

1º passo: abrir o requerimento de colação de grau

O requerimento de colação de grau pode ser solicitado presencialmente, na Secretaria Acadêmica, ou pelo portal do aluno. Existe um requerimento para os cursos presenciais e outro para os EaD, então preste bem atenção na hora de abri-lo. No portal do aluno, você vai encontrar todas as orientações necessárias para esse primeiro processo. 

2º passo: entregar a documentação necessária 

A expedição do diploma e a colação de grau estão condicionadas à entrega de todos os documentos e atualizações exigidas pela Uniavan, bem como à aprovação em todas as disciplinas e atividades que integram o curso. Os documentos necessários são os seguintes:

  • RG atualizado;

  • CPF;

  • certidão de nascimento ou casamento.

A Secretaria Acadêmica também pode solicitar documentos que não foram entregues no ato da matrícula. São eles:

  • histórico escolar e certificado do ensino médio;

  • histórico escolar oficial da graduação (para os já diplomados);

  • diploma da graduação (para os já diplomados);

  • título de eleitor;

  • certificado de reservista. 

Os documentos devem ser entregues de forma física, na Secretaria Acadêmica, ou anexados no portal do aluno, na abertura do requerimento, até o dia 5 de junho de 2023. 

3º passo: ler o edital dos formandos 

É muito importante que você leia o edital dos formandos na íntegra. O documento explica os critérios para requerer a colação de grau. Para baixá-lo, basta clicar no botão abaixo.

Edital formandos – 003/2023/REITORIA:  download  –   visualizar

Existem três tipos de colação de grau: festiva, em gabinete e em gabinete de caráter especial.

Colação festiva/de turma: é organizada pelos acadêmicos, que nomeiam uma comissão de formatura e realizam o evento em parceria com a empresa de formatura contratada (colação de grau, culto ecumênico e baile – local, decoração e estrutura). A Uniavan fica responsável por elaborar o cerimonial de colação conforme regulamento específico*.

Colação de gabinete: ocorre em data prevista pelo calendário acadêmico. A Uniavan organiza a cerimônia de colação de grau simples para os formandos.

Colação de gabinete em caráter especial: ocorre em data não prevista em calendário acadêmico. Para solicitar esse tipo de colação, é necessário abrir um requerimento no portal do aluno e justificar o motivo pelo qual você precisa antecipar ou realizar a cerimônia fora da data especificada em calendário. O requerimento tem uma taxa de R$ 200 (duzentos reais). 

*Regimento que regulamenta as colações: TÍTULO XIV -DO GRAU, DA COLAÇÃO DE GRAU, DOS DIPLOMAS E CERTIFICADOS –  CAPÍTULO I – DO GRAU, art.335 a 339, pg 102 a 103. e Manual Acadêmico – item 11.

Após a colação de grau, a Uniavan tem 60 dias, prorrogáveis, para expedir o diploma, que é digital, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).

O diploma digital tem a mesma validade do impresso. Para comprová-la, basta digitar o código de validação do diploma, que é gerado com a emissão do documento, na ferramenta de verificação (clique aqui para acessá-la). Há, ainda, a opção de verificar a autenticidade do diploma por meio da leitura do QR code inserido na parte de trás do documento. 

O MEC disponibiliza, também, a verificação por meio do arquivo .xml, que é o formato que os diplomas digitais são emitidos. Para isso, é só acessar o site validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma. A validação do diploma serve para fins de comprovação da conclusão do curso superior e pode ser utilizada tanto pelo profissional quanto pela empresa que deseja contratá-lo, por exemplo.

Lembre-se que a expedição do diploma é condicionada à entrega de todos os documentos solicitados pela UniAvan. Você pode encontrar a lista na aba principal desta página. 

Formaturas

As sessões solenes de colação de grau da Uniavan podem ser realizadas individualmente, por turma ou mediante a junção de turmas, conforme definido pelas classes e comunicado pela reitoria da instituição. Elas serão conduzidas de acordo com o cerimonial, igualmente definido pela Uniavan, estabelecido em regulamento específico*.

*Regimento que regulamenta as colações: TÍTULO XIV -DO GRAU, DA COLAÇÃO DE GRAU, DOS DIPLOMAS E CERTIFICADOS –  CAPÍTULO I – DO GRAU, art.335 a 339, pg 102 a 103. e Manual Acadêmico – item 11. 

Dos requisitos

Faz jus ao recebimento de grau acadêmico e ao correspondente diploma o aluno regular que concluir curso de graduação com observância às normas legais pertinentes. A colação de grau dar-se-á, necessariamente, mediante solicitação formal do aluno concluinte. O pedido de colação de grau deverá ser feito via requerimento, pelo portal do aluno. 

Da dispensa

Não haverá dispensa de colação de grau, uma vez que a realização desta é condição imprescindível para a emissão do diploma.

11 de agosto – Polo de Blumenau

17 de agosto – Balneário Camboriú (cursos presenciais)

18 de agosto – Balneário Camboriú (cursos EaD), polo de Itajaí e polo de Itapema

19 de agosto – Colação festiva dos cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Nutrição, Fisioterapia e Comércio Exterior.

24 de agosto – Polo de Brusque

25 de agosto – Polo de Florianópolis

26 de agosto – Colação festiva dos cursos de Enfermagem, Medicina Veterinária e Odontologia

1º de setembro – Polo de Lages

6 de setembro – Polo de Rio do Sul

15 de setembro – Polo de Joinville

PRESENCIAL

Pular para o conteúdo